Em geral, muitos dos principais fatores de risco para morte súbita cardíaca (MSC) também são fatores de risco para doença isquêmica coronariana. Vamos comentar alguns fatores de risco abaixo: 👉Tabagismo: Fumantes ativos possuem risco mais de 2x superior de MSC a quem nunca fumou. A interrupção do tabagismo configurou em redução de risco progressivo com o passar dos anos. 👉 Exercício físico: O risco de SCA aumenta transitoriamente durante e até 30 minutos após o exercício EXTENUANTE em comparação com outros momentos. Esse risco é maior em homens que não se exercitam regularmente. Em contrapartida, o pequeno aumento transitório do risco durante o exercício é compensado pela redução do risco de SCA em outros momentos. Exercício regular está associado à menor frequência cardíaca em repouso e maior variabilidade da frequência cardíaca, fatores que reduzem o risco de MSC. 👉 História familiar de SCA: Este achado aumenta em quase 2x o risco de uma SCA. O aumento do risco não é explicado pelos fatores de risco tradicionais.
👉 Alcoolismo: consumo pesado de álcool (seis ou mais bebidas por dia) ou consumo excessivo de álcool aumenta o risco de MSC. 👉 Cafeína: A ingestão excessiva de cafeína tem sido investigada como um potencial fator de risco para SCA. Nos dados limitados disponíveis, nenhuma associação significativa entre ingestão de cafeína e SCA foi encontrada. 👉 Stress: Estudos clínicos sugeriram uma possível relação entre situações de estresse agudo e o risco de SCA. Grandes desastres, como terremotos e guerras, resultam em um rápido aumento transitório na taxa de SCA nas populações. 👉 Proteína C reativa (PCR) elevada: A inflamação crônica, manifestada em parte por concentrações séricas elevadas de PCR, tem sido implicada como fator de risco para uma variedade de doenças cardiovasculares (incluindo SCA e AVC). A PCR sérica elevada também está associada a um risco aumentado de SCA. 👉 Ácidos graxos não esterificados: Concentrações elevadas de ácidos graxos não esterificados (ácidos graxos livres) no plasma foram associadas a arritmias ventriculares e MSC após um infarto do miocárdio. Fonte: Overview of sudden cardiac arrest and sudden cardiac death, UptoDate.com (acesso em 15/03/2022)
Vamos praticar esses conceitos em uma questão da prova de título de cardiologia?
[PROVA TEC 2019] Com referência aos fatores de risco para morte súbita, é INCORRETO afirmar que:
A) A cardiomiopatia hipertrófica, quando é do tipo não obstrutiva, não se constitui marcador de risco para morte súbita.
B) A incidência de morte súbita em crianças abaixo de 1 ano é similar à incidência em adultos de meia-idade ou mais velhos.
C) A síndrome do QT longo congênito é um contribuinte genético para o risco de morte súbita.
D) A doença arterial coronariana é a principal base estrutural para o risco de morte súbita.
E) A morte súbita cardíaca pode ser a primeira manifestação de doença coronária em até metade dos casos.
O comentário da questão está abaixo!
Escrito por:
Yorumlar