Sobre a miocardite é incorreto afirmar que:
A) É uma patologia predominante no sexo masculino, principalmente em adultos jovens e é uma importante causa de cardiomiopatia dilatada idiopática.
B) Apesar das principais infecções causadoras de miocardite serem de causas virais, estudos realizados em pacientes HIV/SIDA não conseguiram demonstrar relação importante entre o vírus HIV e miocardite.
C) É sabida a relação entre cardiomiopatia hipertrófica, amiloidose e o IAM aumentando a chance de miocardite conferindo pior prognóstico para esses pacientes.
D) Entre as bactérias que causam miocardite se destacam Clostridium e Corynebacterium diphtheria, Meningococcus, Streptococcus, Listeria e Borrelia burgdorferi.
E) Todas as alternativas estão corretas.
RESPOSTA:
A miocardite é uma patologia que predomina no sexo masculino, principalmente no adulto jovem. Evidências recentes de alta prevalência de genomas virais em adultos com disfunção ventricular esquerda sugerem que a miocardite é uma das principais determinantes do desenvolvimento da cardiomiopatia dilatada idiopática.
Entre as causas de miocardite temos em destaque amiloidose, cardiomiopatia hipertrofia, além do infarto que aumenta a chance de miocardite e confere pior prognóstico para esses pacientes.
As infecções virais são as mais comuns entre as doenças infecciosas que causam miocardite. Os vírus cardiotróficos mais prevalentes são adenovírus, enterovirus, parvovirus-B19, herpes simples, vírus da hepatite C (HCV), citomegalovírus (CMV), e Epstein-Barr (EBV).
Em infecção por HIV/ SIDA (vírus da imunodeficiência humana), existe a presença de miocardite em mais de 50% dos pacientes. A miocardite não é causada apenas por vírus, mas também por bactérias como Clostridium e Corynebacterium diphtheria, Meningococcus, Streptococcus, Listeria e Borrelia burgdorferi, que se manifesta como doença de Lyme.
Portanto, a resposta incorreta é o item B (Apesar das principais infecções causadoras de miocardite serem de causas virais, estudos realizados em pacientes HIV/SIDA não conseguiram demonstrar relação importante entre o vírus HIV e miocardite)
Postado por:
FERNANDA HENRIQUES PINTO
Rotina da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Albert Schweitzer
Plantonista Unidade Cardiointensiva do Hospital Barra D'Or
Pós-Graduação em Cardiologia - IECAC