A opção que NÃO representa um critério de reperfusão após a utilização de fibrinolítico no infarto agudo do miocárdio com supra de ST é:
A) redução de no mínimo 50% no supra de ST.
B) alívio da dor torácica.
C) pico enzimático precoce.
D) ocorrência do ritmo idioventricular acelerado.
E) ausência de disfunção ventricular segmentar no ecocardiograma.
Resposta:
Pacientes admitidos com IAMCSST devem ser rapidamente encaminhados para alguma estratégia de reperfusão visando redução de mortalidade. A primeira opção sempre é a angioplastia primária que deve ser realizada idealmente em até 90 minutos. Na impossibilidade da angioplastia primária em até 120 minutos, a terapia fibrinolítica é a opção principal de reperfusão miocárdica. Reconhecer os critérios de reperfusão é fundamental nesses doentes:
· Diminuição da intensidade da dor torácica - Redução súbita da intensidade ou desaparecimento súbito da dor no peito após o início da infusão do trombolítico.
· Redução do supradesnível do segmento ST - Redução de 50% ou mais do supradesnivelamento do segmento ST na derivação do ECG que mostre a maior elevação, medido até 4h após o término de infusão do trombolítico. O método que parece ter a melhor acurácia global é o da medida do somatório do supradesnível do segmento ST (redução de 20% no somatório de todas derivações com supra).
· Pico precoce das enzimas cardíacas - Pico da creatinofosfoquinase ocorrendo até 12h após o início da infusão endovenosa do trombolítico ou até 15h após o início da dor.
· Arritmias de reperfusão - Existe muita controvérsia em relação ao valor deste critério como indicador de reperfusão coronária. São consideradas arritmias de reperfusão: o ritmo ídioventricular acelerado, as bradicardias sinusais com freqüência menor que 55bpm; e o alívio súbito dos bloqueios AV ou dos bloqueios de ramo quando ocorridos durante ou logo após o término da infusão do trombolítico.
Valor preditivo dos critério de reperfusão coronária isolados e associados - A presença de pelo menos um de qualquer dos quatro critérios de reperfusão coronária acima mencionados confere um valor de previsão positivo que varia entre 77 e 89% . A presença associada de 2 dos quatro critérios fornece um valor de previsão positivo entre 84 e 90% de 3 critérios de 96 a 100% e dos 4 critérios de 100%.
Portanto, resposta letra E
